Vice-presidente Renê Silva, Secretário de Educação de Planaltino, ao lado do Prof. Luiz Valter, Secretário de Camaçari e Presidente reeleito da UNDIME Bahia - União fortalece a entidade
O Secretário de Educação do Município de Planaltino, e também Coordenador do Fórum de Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), foi eleito vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/BA). A eleição foi realizada no último dia 14/04, durante o 14º Fórum Estadual da UNDIME/BA, que aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de abril no Auditório da União dos Municípios da Bahia.
Renê Silva, ao lado da Profa. Márcia Lima, Secretária de Educação de Itajuípe, membro da nova diretoria da UNDIME/Bahia
O Secretário Renê Silva, representou o movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”, organizado por Secretários de Educação de diversos territórios do Estado. O movimento que ganhou grande força e adesão por conta das proposições apresentadas em uma “Carta Proposta”, a ponto de desenhar uma grande vitória contra a atual diretoria da UNDIME/BA, que se colocava como candidatos a reeleição.
Prof. Pedro Filho, Secretário de Jeremoabo e articulador de Pólo
Tamanha a força do movimento, provocou a intervênção equivocada do Governo Estadual através da SERIN e Casa Civil para tentar desmanchar o movimento. Ao final, para evitar um bate chapa que poderia enfraquecer ainda mais a entidade UNDIME, o movimento “Ressignificar” poderou para uma chapa de consenso, desde que suas propostas fossem incorporadas como diretrizes de trabalho da UNDIME/Bahia no período de 2011 a 2012. Além disso, o movimento conquistou a maioria dos cargos da diretoria da UNDIME, ficando com as Secretarias de Comunicação (Alessandro, Secretário de Educação de Brejões) e Articulação Municipal (Kalypsa, Secretária de Educação de Andaraí). O “Ressignificar ficou ainda com dois dos três assentos no Conselho Nacional de Representantes, indicando as Secretárias de Educação dos municípios de Jequié, Profa. Miriam e de Serrinha, Profa. Gelcivânia.
Prof. Renê, e ao lado direito a Profa. Miriam, Secretária de Educação de Jequié, membro do Conselho Nacional de Representantes
Com a ocupação destes espaços e incorporação das propostas, o movimento compreendeu que é possível promover a “ressignificação da UNDIME Bahia”, contribuindo para defesa dos interesses municipais e para articulação e fortalecimento dos Pólos Regionais.
Membros da nova diretoria da UNDIME Bahia
Ao lado do presidente Luiz Valter, vice-presidente Renê Silva reafirma compromissos do "Ressignificar" e deixa claro que movimento venho para fortalecer a entidade
Em seu pronunciamento, o Prof. Renê Silva, vice-presidente eleito da UNDIME/BA, deixou claro que o grupo está chegando para somar e contribuir para “ressignificação” da entidade. Agradeceu todos os que acreditaram no movimento, e reforçou a necessidade da participação de todos os secretários. Enfetizou ainda, a importante que o Prof. Valter, presidente reeleito tem dado a entidade, e que o movimento “Ressignificar” chega para contribuir na superação das fragilidades.
SECRETÁRIOS DO EDUCAVALE FORMARAM A MAIOR BANCADA DE PARTICIPAÇÃO DO 14º FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME/BA
EDUCAVALE mostra poder de articulação e se torna o território com o maior número de Secretários presentes no evento
Secretários: Edna (Maracás), Arina (Laje) e Renê (Planaltino)
Os Secretários Municipais de Educação do EDUCAVALE (Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá), formaram a maior bancada de participação no 14º Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação/Bahia. O evento que aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de abril, discutiu diversas temáticas de interesse da educação municipal, e também escolheu a nova Diretoria da UNDIME/BA, para o periodo 2011-2012.
Neto, Secretário de Nova Itarana e Renê Silva, Secretário de Educação de Planaltino e vice-presidente eleito da UNDIME Bahia.
O movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”, iniciado pelo EDUCAVALE e que ganhou força com o apoio e adesão de Secretários de Educação de diversos outros terrotórios, consegui interiorizar a composição da diretoria da UNDIME Bahia. Uma grande vitória para o EDUCAVALE, que consegui emplacar duas vagas na diretoria da UNDIME Bahia, a vice-presidência, com o Secretário de Educação de Planaltino, Prof. Renê Silva, e a Secretaria de Comunicação com o Secretário de Educação de Brejões, Prof. Alessandro.
Profa. Maria Helena, Secretária de Educação de Ubaíra ao lado do Prof. Renê Silva, vice-presidente eleito da UNDIME Bahia.
Com estas reresentações, e com as parcerias e relações construídas com Secretários de Educação de diversos territórios, o EDUCAVALE assume a responsabilidade de socializar e colocar sua experiência de articulação a serviço de todo o Estado.
Estiveram presentes no Fórum, os Secretários de Educação dos municípios de Planaltino, Maracás, Nova Itarana, Lafaiete Coutinho, Brejões, Jaguaquara, Itaquara, Cravolândia, Santa Inês, Ubaíra, Jiquiriçá, Laje, Castro Alves, Iramaia e Elísio Medrado.
CARTA ABERTA DO VICE-PRESIDENTE ELEITO DA UNDIME BAHIA
Secretário de Educação de Planaltino é eleito vice-presidente da UNDIME/Bahia
“RESSIGNIFICAR A UNDIME”, NOSSA HORA CHEGOU
Saudações Educacionais,
O movimento “Ressignificar a UNDIME”, que nasceu de uma articulação coletiva entre secretários municipais de educação de diversos territórios do interior do Estado, e que ganhou mais força ainda e apoio nestes dias de realização do 14º Fórum Estadual da UNDIME Bahia, graças as proposições elencadas na “Carta Proposta”, vem a público agradecer todo o apoio recebido e compartilhar as vitórias obtidas.
De início é bom relembrar, que o movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”, não nasceu de vaidades pessoais e nem simplismente como movimento oposicionista como alguns maldosamente tentaram pontuar. O movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”, pelo contrário, nasceu enquanto preocupação de secretários municipais de educação do interior do Estado, que estão aflitos com a falta de articulação da sua representatividade maior, quanto a assistência e defesa dos interesses dos municípios.
Nosso movimento, está pautado principalmente na necessidade de fortalecer a UNDIME/BA. A “Carta Proposta”, resultado do diálogo, é o que norteia o movimento. Nela, foram elencadas propostas de diretrizes para atuação da UNDIME/BA nos próximos dois anos. Temos a convicção, que o que está posto na “Carta Proposta”, comunga com o desejo de todos os Secretários Municipais.
Daí, termos proposto a discussão de uma nova diretoria para a UNDIME/BA, uma diretoria que tenham as questões elencadas na “Carta Proposta” como diretrizes de trabalho, uma diretoria que tenha verdadeiramente sensibilidade para os problemas enfrentados pela maioria dos municípios baianos, uma diretoria que tenha a capacidade de ampliar o diálogo e a articulação entre os entes federados, as Universidades Públicas e outros parcerios, buscando estabelecer parcerias e participar dos espaços de elaboração das políticas públicas, e que estas parcerias e participação resultem na superação de problemas comuns e melhoria da qualidade da educação pública.
Nestes dois primeiros dias de Fórum, temos conversado com todos os secretários, e percebemos que a grande maioria aderiu ao movimento. Ontem, as lideranças do movimento e a atual diretoria da UNDIME, que se coloca para reeleição, estiveram reunidos por 6 horas, discutindo a possibilidade de consenso para composição de uma chapa única que fortaleça a instituição UNDIME, que é o nosso maior objetivo. Chegamos ao entendimento que um bate chapa poderia causar um racha e um enfraquecimento maior ainda da entidade. Confeçamos que o diálogo não foi fácil, mas acreditamos que o entendimento a que chegamos foi o melhor para a entidade UNDIME.
Para além de cargos ou nomes na diretoria, pautamos as discussões pelas proposições da “Carta Proposta”, para que estas se tornem diretrizes, e que com isso, o movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”, com participação direta na nova diretoria, contribua para efetivação destas diretrizes.
Neste sentido, discutimos a ocupação de cargos estratégios para materialização de nossas propostas. Ficamos com a Vice-Presidência, as Secretarias de Articulação Municipal e Comunicação, e ainda com a indicação de dois representantes para compor o Conselho Nacional de Representantes. Além da ocupação destes espaços, as proposições da “Carta Proposta” serão imcorporadas como diretrizes que norteará o trabalho da nova diretoria, o que acreditamos ser nossa maior vitória. O movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”, entra no processo para somar de forma efetiva, e todos que acreditaram neste movimento podem ter a certeza que trabalharemos muito para efetivar nossas propostas.
Temos a convicção de que quem ganhou de verdade foi a UNDIME/BA, os Secretários Municipais de Educação, a Educação Pública Municipal, os municípios do interior do Estado, que agora tem efetivamente voz e espaço de participação.
Em nome de todas as lideranças, agradeço todo apoio que o movimento “Ressignificar” tem tido, e destacamos que o movimento apenas iniciou, e que a “ressignificação da UNDIME” começa agora, mas ela só se efetivará se todos tivermos a capacidade de nos mantermos mobilizados e participativos.
Renê Silva
Secretário de Educação do Município de Planaltino
Coordenador do movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia”
DEFINIÇÕES DA UNDIME, COMPOSIÇÃO DE CHAPA FAVORECE INTERIOR
O encontro da União dos Dirigentes Municipais de Educação ( UNDIME) da Bahia, que começou ontem dia 12 de abril e termina amanhã, dia 14, prometia ser animado no debate sobre a Educação do Brasil. Sempre é um encontro representativo pois congrega todos os secretários municipais de Educação do Estado e tira estratégias eficazes para a luta pela Educação Pública.
A novidade ficou por conta da ingerência do governo do Estado, através da secretaria da educação e de outras duas secretarias que foram acionadas pelo secretário Osvaldo Barreto e seu assessor político Clóvis Caribé: a Secretaria de relações Institucionais (SERIN) e a Secretaria da Casa Civil. A secretaria da Educação, no seu objetivo de controlar com mão de ferro as secretarias municipais para impor sem debate o seu PACTO PELA EDUCAÇÃO com os municípios não aceitava que o seu representante, o atual presidente da UNDIME, Luis Valter, deixasse a presidência da entidade. Por isso foi articulada uma operação de guerra que envolveu o próprio Barreto, Clóvis (o Coió), o secretário César Lisboa da SERIN e Eva Schiavon. Houve ligações para todos os secretários com ameaças para que os mesmos deixassem de articular sua chapa RESSIGNIFICAR A UNDIME. Como essa estratégia não deu certo, passaram a pressionar os prefeitos pela desistência de seus secretários, o que gerou coméntários indignados dos participantes do encontro, que identificaram essa prática como "carlista", e que em nada lembrava o discurso de nosso governador Wagner, que sempre apregoou preferir o diálogo em vez do autoritarismo.
417 secretários municipais de Educação, responsáveis pela Educação de mais de 2 milhões de estudantes, com relação com os pais desses alunos, realmente não é um segmento para se indispor com tanta inabilidade... Mas foi isso o que ocorreu. No final do processo houve uma composição da chapa Ressignicar a UNDIME com o atual presidente, sendo que a vice-presidência ficará com Renê Silva que encabeçava a chapa da Ressignificar a UNDIME, sendo que essa chapa ficará com a maioria dos cargos do conjunto da diretoria e praticamente todos as regionais, além do compromisso de Valter apoiar Renê para presidente na próxima eleição.
Quem ganhou? Quem perdeu com esse refrega?
Quem ganhou foi a chapa Ressignificar, que passou todas as suas propostas no encontro e ganhou a maioria dos cargos.
Quem perdeu foi o governo estadual pela inabilidade e trapalhada da secretaria da educação ( mais uma...). Perdeu porque agora os secretários de Educação dos municípios baianos voltam para o interior com uma imagem do governo autoritária e intervencionista, despreocupada com a Educação e apenas se importando com cargos. Se a SERIN e a Casa Civil ficassem calados não se queimariam tanto. Afinal ninguém mais suporta mandonismo e autoritarismo... E a consciência das pessoas ninguém pode proibir ou mudar.
Perdeu a SEC e Barreto, e sua exímia assessoria, pois saiu uma resolução de que a adesão ao PACTO DE OSVALDO será voluntário, sem as pressões que o pessoal da SEC fazia antes. Perdeu a educação baiana, que tem à frente da SEC um pessoal que só faz retroagir a qualidade da Educação ( veja o nosso blog e descubra porque: http://notbahia.zip.net.
Márcia Solter, em 13 de abril de 2001
Fonte: http://notbahia.zip.net/
terça-feira, 12 de abril de 2011
A cada instante, movimento "Ressignificar a UNDIME Bahia" ganha mais apoios
Durante a manhã de hoje (12/04), no 14º Fórum Estadual da UNDIME Bahia, que está sendo realizado no Auditório da UPB, em Salvador, o movimento que aponta como presidente para nova diretoria da UNDIME (2011-2012) o Secretário de Educação de Planaltino Renê Silva, que inicialmente já tinha o apoio secretários de educação dos territórios do Vale do Jiquiriçá, Médio Rio de Contas, Sisal, Chapada Diamantina, Vitória da Conquista, Recôncavo Baiano, Cipó, Catu e Juazeiro, vem ampliando seu apoio com secretários de educação das regiões do Baixo Sul, Brumado, Bom Jesus da Lapa, Paulo Afonso, entre outros.
Secretários de Educação do movimento “Ressignificar a UNDIME Bahia” estão travando diálogos com todos os secretários presentes no evento.
Estão previstas para o final da tarde de hoje várias reuniões com diferentes territórios para ampliação do apoio e definição de cargos da nova diretoria.
O amplo apoio recebido pelo movimento, se deve sobretudo a “Carta Proposta” constuída coletivamente. A carta aborda questões fundamentais para educação pública municipal, e propõem por meio do fortalecimento dos Pólos regionais da UNDIME no Estado, uma ampla mobilização e diálogo entre os entes federados, para buscar a solução dos problemas.
A eleição para a nova diretoria da UNDIME Bahia, acontece na manhã do próximo dia 14. Todos os secretários municipais de educação que estiverem adimplentes com a entidade podem votar e ser votado.
Fonte: EDUCAVALE
14º FÓRUM DA UNDIME BAHIA – SECRETÁRIOS INICIAM CAMPANHA PARA “RESSIGNIFICAR A UNDIME”
Prefeito Caetano (Camaçari), presidente da UPB faz abertura do evento
Em destaque os secretários: Neto (Nova Itarana), Joanil (Catu), Mirim (Jequié), Enoc (Wagner) e Orlando (Lafaiete Coutinho), articuladores do movimento "Ressignificar a UNDIME"
Teve início na manhã de hoje (12/04), no Auditório da UPB, Salvador, o 14º Fórum Estadual da UNDIME Bahia. O evento que vai até quinta-feira (14), tem na programação discussão do Plano Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental, PROINFÂNCIA, Gestão Democrática, Censo Escolar, Plano de Ações Articuladas e Eleição para nova diretoria da UNDIME.
Os secretários de educação do EDUCAVALE em parceria com secretários de diversos territórios (Sisal, Chapada Diamantina, Vioria da Conqusita, Cipó, Catu, Médio Rio de Contas, Recôncavo Baiano, Brumado, Bom Jesus da Lapa, Baixo Sul, Itabuna, etc), iniciaram a articulação para garantir a vitória da chapa “Ressignificar a UNDIME Bahia”. As conversas tem sido sobre a “Carta Proposta” que vem sendo construída coletivamente pelos Secretários.
Fonte: EDUCAVALE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vereador Bili Machado.